Skip to content
Hipoglicemia

Conselhos práticos sobre o que fazer em caso de Hipoglicemia

Hipoglicemia

1. EM PRIMEIRO LUGAR: TRATAMENTO – A regra dos 15

Em caso de sintomas de hipoglicemia ou quando a glicemia for inferior a 70 mg/dL, mesmo não havendo sintomas, ingira 15g de HC na forma de:

  • 1 colher rasa de açúcar
  • 3 pacotes de açúcar de 5 gramas
  • 3 cubos de açúcar
  • 3 caramelos ou rebuçados (escolha um tipo de caramelos ou rebuçados cujo conteúdo de açucares conhece)
  • Meio copo de sumo de fruta açucarado (100 ml)
  • Um copo não cheio de refrigerante de cola ou laranja (150 ml)

Se após 15 minutos a glicemia continuar inferior a 70 mg/dL, repita o tratamento.

Segundo a regra dos 15, a hipoglicemia deve ser tratada com 15g de de açúcar e reavaliada passados 15 minutos. O tratamento deve ser repetido com mais 15g de açúcar até que o valor da glicemia atinga os 100 mg/dL. A glicemia deve ser medida de 15 em 15 minutos até obter, pelo menos, dois valores normais (> 100 mg/dL), na ausência de outro tratamento após as medições.

Hipoglicemia grave

Em caso de hipoglicemia grave em que o paciente é incapaz de ingerir açucares ou alimentos oralmente, é necessária assistência de uma terceira pessoa para administrar ao paciente uma ampola de glucagon (seringa pré cheia) por via intramuscular ou subcutânea.

Quando o paciente despertar, deve-se administrar açucares. Nestas condições, é aconselhável chamar o serviço de emergência.

2. … DEPOIS DE REFLETIR…

Procure identificar a (s) causa(s) que provocaram a hipoglicemia e analise se existe a possibilidade de incorrer em outra eventual descida de glicemia.

3. ATUAR E PREVENIR

Na eventualidade de uma outra descida de glicemia, PREVINA-A, sobretudo se estiver prestes a ir deitar-se ou se for conduzir, ingerindo mais uma dose de açúcar para evitar que a glicemia baixe novamente.

Mais sobre a Diabetes:

Aviso:

A informação fornecida pela Dimor Lusitana não deverá ser considerada como um aconselhamento médico, de diagnóstico ou de tratamento. Esta informação não substitui a opinião do seu médico ou profissional de saúde. Para uma utilização em segurança, leia sempre cuidadosamente os rótulos e instruções de utilização de todos os dispositivos médicos: medidores de glicemia e respetivas tiras-teste (para diagnóstico in vitro), agulhas, seringas, dispositivos de punção capilar, lancetas e aplicações de gestão da diabetes para dispositivos móveis