Skip to content
Diabetes Tipo 1

Diabetes Tipo 1

A Diabetes Tipo 1 não está diretamente relacionada com maus hábitos alimentares ou estilos de vida desadequados. Afeta apenas 10% do total das pessoas com diabetes, tendencialmente crianças e jovens, mas pode afetar também pessoas em idade adulta. Na Diabetes Tipo 1, as células produtoras de insulina do pâncreas (células β), deixam de produzir insulina porque foram destruídas pelo sistema imunitário da própria pessoa, sendo que as causas ainda não são completamente conhecidas.

Nestes casos, é necessário administrar insulina para o resto da vida porque o pâncreas deixou de a produzir.

Os sintomas mais comuns são:

  • Necessidade de ir à casa de banho muitas vezes – Nas pessoas com diabetes tipo 1 o organismo vai tentar livrar-se do excesso de glicose através da urina.
  • Sede – Ao urinar mais e ao perder mais líquidos haverá como consequência, uma maior sensação de sede.
  • Cansaço – Os efeitos da desidratação, levam à exaustão.
  • Perda de peso – O organismo vai compensar a falta de energia usando as reservas de gordura.

Como se controla a Diabetes tipo 1?

  • Administrar a insulina adequada aos valores de glicemia, ao exercício físico e ao estado de saúde atual.
  • Ajustar a insulina a injetar com as refeições que se ingerem.

Mais sobre a Diabetes:

Aviso:

A informação fornecida pela Dimor Lusitana não deverá ser considerada como um aconselhamento médico, de diagnóstico ou de tratamento. Esta informação não substitui a opinião do seu médico ou profissional de saúde. Para uma utilização em segurança, leia sempre cuidadosamente os rótulos e instruções de utilização de todos os dispositivos médicos: medidores de glicemia e respetivas tiras-teste (para diagnóstico in vitro), agulhas, seringas, dispositivos de punção capilar, lancetas e aplicações de gestão da diabetes para dispositivos móveis