Skip to content

A Diabetes

O que é?

A diabetes mellitus é uma doença crónica, que pode ter várias causas e que resulta de um conjunto de alterações fisiopatológicas que levam ao aumento permanente do açúcar no sangue (glicemia).

Esta subida da glicemia deve-se principalmente ao facto de o organismo não produzir insulina (hormona que permite a passagem da glicose para dentro das células) e/ou à carência desta. Quando não há ação da insulina, o organismo entra em hiperglicemia (açúcar em excesso no sangue).

A incidência (nº de novos casos) está a crescer bastante e atinge já cerca de 13% da população adulta portuguesa. Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 400 milhões de pessoas com diabetes, números que não param de aumentar.

 

Que tipos de diabetes existem?

Diabetes Tipo 1

Diabetes Tipo 1

Na Diabetes Tipo 1, as células produtoras de insulina do pâncreas (célulasβ), deixam de produzir insulina porque foram destruídas pelo sistema imunitário da própria pessoa, sendo que as causas ainda não são completamente conhecidas.
Saber mais
Diabetes Tipo 2

Diabetes Tipo 2

Cerca de 90% dos casos de diabetes são classificados como diabetes tipo 2. Este tipo de diabetes afeta principalmente pessoas adultas e com mais idade, com excesso de peso, sedentárias e com estilos de vida pouco saudáveis, e há frequentemente historial familiar.
Saber mais

Diabetes Gestacional

Nas mulheres grávidas, as alterações hormonais, associadas ao excesso de peso, ao sedentarismo e a uma alimentação desadequada, podem produzir um tipo de diabetes próprio da gestação, que se denomina de Diabetes Gestacional.
Saber mais

Outros tipos de Diabetes

Existem outros tipos de Diabetes devido à toma de medicamentos (iatrogénica) e a outras doenças associadas (pancreatites, tumores, etc.)

Saiba mais sobre a Diabetes

A Dimor quer investir mais na Diabetes com o intuito de melhorar a qualidade de vida do utente. Para assegurar um melhor serviço aos profissionais de saúde e utentes. Como tal, disponibiliza diversos conteúdos sobre a doença e materiais de apoio para utilização no seu quotidiano.

Escolha viver com tranquilidade

Cultive os seus interesses, viaje, pratique desporto, mas respeite a terapia. Controle sempre a glicemia Para a pessoa com diabetes, os objetivos do tratamento consistem em: Manter os níveis de
Saber mais

Quais são os fundamentos de uma boa gestão da terapia com insulina

Realizar corretamente o autocontrolo: O autocontrolo da glicemia é indispensável para poder gerir eficazmente a diabetes: isto implica saber utilizar corretamente os instrumentos
Saber mais
Hipoglicemia

Conselhos práticos sobre o que fazer em caso de Hipoglicemia

Em caso de sintomas de hipoglicemia ou quando a glicemia for inferior a 70 mg/dL, mesmo não havendo sintomas, ingira 15g de HC
Saber mais
Hiperglicemia

Conselhos práticos sobre o que fazer em caso de Hiperglicemia

Na presença de valores glicémicos anormalmente elevados (talvez em virtude de doença, stress, terapia com cortisona), atue rapidamente.
Saber mais
Escolha uma terapia com toda a segurança

Escolha uma terapia com toda a segurança

Faça a escolha certa pela sua saúde: Troque sempre as agulhas e lancetas após a utilização.
Saber mais
injeção confortável

Escolha uma injeção confortável

Algumas pessoas, mesmo não estando a realizar uma terapia com insulina, ingere medicamentos hipoglicemiantes injetáveis (por via subcutânea).
Saber mais

Materiais de Apoio:

Self-monitoring Tracker

Registo dos valores da glicemia

Aviso:

A informação fornecida pela Dimor Lusitana não deverá ser considerada como um aconselhamento médico, de diagnóstico ou de tratamento. Esta informação não substitui a opinião do seu médico ou profissional de saúde. Para uma utilização em segurança, leia sempre cuidadosamente os rótulos e instruções de utilização de todos os dispositivos médicos: medidores de glicemia e respetivas tiras-teste (para diagnóstico in vitro), agulhas, seringas, dispositivos de punção capilar, lancetas e aplicações de gestão da diabetes para dispositivos móveis.